A Novik Indústria e Comércio foi a maior empresa brasileira no ramo de alto-falantes. Fundada em 1947, ela teve seu ápice de produção nos anos 70 e 80, fornecendo produtos que equipavam caixas acústicas de empresas como Gradiente, Sony, dentre outras. O consumidor final que construía seus próprios sonofletores, seja para áudio doméstico, profissional ou mesmo automotivo, também era atendido pela Novik, que na época concorria com a Bravox, Arlen e Selenium. Apesar de ter uma ótima linha de alto-falantes ela faliu, deixando uma grande lacuna no mercado nacional de alta fidelidade.
O entusiasta e projetista de áudio Aldovan A. de Rosso criou recentemente uma página web sobre a Novik, onde ele apresenta diversos alto-falantes antigos desta marca que estão sendo restaurados e serão utilizados em projetos DIY de caixas acústicas. Vale a pena fazer uma visita, e para conhecer clique aqui.
Alto falantes Novik eram de excelente qualidade. Conheci o Sr. Radyr Nogueira Pontes que trabalhava lá por volta de 1977. Infelizmente o governo brasileiro sempre fez por atrapalhar os empreendimentos no Brasil e a Novik faliu, como tantas outras empresas nacionais.
Olá John, grato pela visita e considerações. Abraços!!!
É infelizmente a novik era sem sombra de dúvidas uma excelente fabricante de alto falantes, até hoje deixa saudade da qualidade… Eu estou planejando uma caixa nos moldes da caixa polyvox vox-150 com falante de 15″ para por no meu acervo de receiver e aparelhos anos 80, é uma pena ela ter falido imagina hoje com a tecnologia do neodímio, iria ser incrível ..
Meu pai trabalhou por muitos anos na Novik , sendo o desenvolvedor dos imantadores
dos ferrites….
Conheci o Sr Radyr e familia.. infelizmente os problemas de administração fizeram por ruir a empresa…
saudades dessa época.
Meu pai foi o desenvolvedor dos imantadores para a Novik , a pedido do Sr Radyr..
Trabalhou tb no desenvolvimento da fabrica na cidade de Salto…
fpi funcionario da Novik por mais de 30 anos , onde se aposentou…
Quando iniciei como baixista, usava um cabeçote vagabundo, mas o falante era um excelente Novik de 12″ 200wrms. Não sei que fim levou esse meu conjunto. Hoje procuro dois falantes bons para um novo projeto, e na minha opinião, para usos específicos como esse, não tem muita coisa disponível no mercado nacional.