(Por Emerson Pastorelli)
Sempre tive vontade de testar algumas placas de amplificador feitas na China. Minha ideia inicial era montar um gabinete com dissipador, fonte, etc, porém o custo para montar o gabinete era proibitivo. Tive então a ideia de procurar um amplificador com defeito e adaptar as placas, aproveitando o gabinete e seus componentes, e acabei fazendo umas 5 ou 6 adaptações no total. Segue aqui um exemplo delas.
Nesse artigo apresento em detalhes uma iniciativa DIY com placas MOSFET, utilizando 6 IRFP250 por canal/placa. Abaixo podemos ver as placas utilizadas nesse projeto.
Características da placa:
- Output power: 150W 8R DC +/-63V
- Low distortion: 0.015%, 1KHz, 20W
- High current capability: 20A
- Wide supply range : DC +/-20V — +/-70V
- Recommended operating voltage: DC +/-55V 150W 8R, 300W 4R
Eu fiz três adaptações usando essa placa, sendo duas com amplificadores Nikko Alpha 220 e uma com um Elan (nunca tinha ouvido falar nessa marca).
Achei um amplificador da Elan no eBay com um profile baixo e decidi comprar para testar:
Esse amplificador tem uma configuração não muito convencional, com 6 canais de saída, porém apenas 2 de entrada. Cada canal de saída usa um LM3886, ao passo que os canais de entrada são ligados em paralelo aos 6 de saída (cada canal de entrada é ligado a 3 de saída). No final são apenas 2 canais.
A fonte de alimentação fornece +/-35V com 40.000 uF de filtro com um transformador toroidal parrudo. Acabei por não fotografá-lo antes de começar a fazer as modificações, e a foto abaixo foi encontrada na internet, mostrando um modelo superior. Embora esse tenha 6 entradas, a distribuição interna é similar ao que utilizei.
A maior dificuldade foi arrumar espaço do lado da fonte, pois a retificação e o filtro da fonte estão juntos com os LM3886 de 3 canais na mesma placa. A solução que achei foi separar fisicamente as duas. Visualmente verifiquei quais trilhas que seriam impactadas e se seria necessário fazer algumas alterações.
Com a fonte de alimentação separada foi possível encaixar perfeitamente a placa de amplificador no dissipador direito.
Essas placas são versáteis. Nos dois Nikkos, onde a fonte de alimentação e de +/-55V, os transistores de saída esquentam moderadamente. Nesse Elan, com +/- 35V, os transistores ficam na temperatura ambiente, mesmo após horas de uso contínuo.
Abaixo um teste de bancada, com a placa anexada ao dissipador e funcionando.
E aqui uma do amplificador já finalizado:
Os 40.000uF da fonte fornecem capacidade suficiente para o amplificador funcionar por cerca de 5 segundos após ser deligado, isso a médio volume. Assista a demonstração no vídeo:
Gosto muito do som dessas placas, pois o som é agradável e “warm”. Ao mesmo tempo que proporcionam um grave de tremer a casa, os médios e agudos são bem definidos.
Até uma próxima empreitada DIY!!!
Muito legal, Emerson! Excelente trabalho!