(Por Antônio “Tonhão” Cunha)
O protótipo do novo Clonus – Amon finalmente foi terminado e o resultado ficou como eu imaginava, bem legal!!
A ideia deste produto veio do propósito de juntar dois equipamentos em um só, ou seja, um controle de tonalidade capaz de corrigir eventuais falhas na equalização das fontes musicais e/ou do ambiente e ao mesmo tempo atuar como buffer valvulado, propiciando desta forma somar aquele algo mais que só as válvulas são capazes de inserir ao som.
O circuito utiliza 4 válvulas 12AX7, sendo duas para cada canal operando de tal forma que não há inversão de fase entre os sinais da entrada e os da saída, em suma, a fase dos sinais não é alterada como ocorre em muitos circuitos de tonalidade.
A questão dos controles tonais foi meio que abolida pelos fabricantes ditos High-End, mas eu sempre gostei deles e dependendo da situação tornam-se fundamentais. É fato que em volumes baixos nossos ouvidos não conseguem perceber detalhes do que ouvem e por isso um reforço em determinadas frequências faz muita diferença.
Somado a este fato é cada vez maior o número de gravações que deixam a desejar em termos de equalização, assim como nossos ambientes de audição também não são os mais adequados, isso sem falar nas próprias caixas acústicas
A curva de atuação deles foi ajustada para ser bastante ampla em ambas as frequências em que atuam, propiciando desta forma uma correção fácil de ser alcançada. Como já era de se esperar, ao comutarmos a tecla TONE habilitando ou desabilitando o circuito de tonalidade nos faz ouvir diferenças absurdas na reprodução das músicas. Reconheço que há casos em que os controles tonais se mostram desnecessários, mas justamente para isso o Amon possui uma chave que permite seu completo bypass, permitindo desta forma que a fonte sonora possa ser desfrutada exatamente como foi criada.
Obviamente a posição nas qual ficará o controle (habilitado ou desabilitado) caberá à cada um decidir, pois como sabemos cada ouvinte possui um par de ouvidos único e o gosto pessoal e a subjetividade também imperam durante uma audição.
Leave a Reply