Cuidados Com O Velho Toca-Discos

garrard

(Por Alfredo Manhães)

Um belo dia você resolve arrumar a garagem e encontra uma caixa bastante empoeirada lá canto, mas nem lembra o que há dentro. Resolve abrir e encontra um velho toca-discos que foi esquecido. Será que ele ainda funciona?

Se resolver testá-lo para adicionar mais um item ao seu sistema, aqui vão alguns cuidados antes de ligá-lo. Para dar vida nova a esse velho equipamento pode ser que pouca coisa seja necessária.

1. Limpeza

Antes de ligá-lo, faça uma boa limpeza no aparelho. A tampa de acrílico deve ser retirada com cuidado e lavada com sabão neutro e água, deixando-a secar na sombra. A base pode ser limpa com uma flanela seca para retirada da poeira. Verifique se o prato gira livremente pois pode estar travado por pela poeira endurecida que se misturou a óleo ou graxa utilizados antes.

2. Cápsula e agulha

Verifique as condições da cápsula e da agulha,  e se esta última estiver gasta troque-a por uma nova. É possível ver o estado dela com uma boa lupa. Como a agulha acumula sujeira e sofre desgaste com o uso, deve ser avaliada periodicamente de acordo com o número de audições.

needle

Outro ponto importante é o alinhamento do conjunto braço/cápsula/agulha com o uso de ferramentas adequadas. Veja um tutorial sobre este assunto clicando aqui.

3. Cabos

Verifique se os cabos estão em boas condições, tanto o de força quanto o de áudio (RCA e terra). Pode ser necessário trocá-los ou fazer cabos novos (requer habilidade com ferro de soldar e multímetro para testes).

cables

4. Polias e correias

Muitos fabricantes de toca-discos adotaram o sistema de tração Direct-Drive, onde o prato é acoplado diretamente ao eixo do motor. No entanto, há outras forma de tração como por correia  (Belt-Drive) ou por polia (Rim-Drive).

tracaoTipos de tração Direct-Drive, Rim-Drive e Belt-Drive.

Verifique se a correia ou polia estão íntegros pois são itens que sofrem desgate ou afrouxam, provocando variações na velocidade de rotação do prato e gerando problemas na audição de música. Se não estiver em condições de uso, substitua.

5. Tensão de Alimentação

Boa parte dos equipamentos antigos têm fonte de alimentação cuja tensão de entrada pode ser ajustada entre 110 V e 240 V. Observe se a chave seletora de tensão está configurada corretamente para a respectiva tensão da rede.

switch

O toca-discos é, sem dúvida, um dos mais importantes componentes de um sistema de áudio estéreo, tanto vintage quanto atual. Seja para uso doméstico, por apreciadores de discos de vinil, ou em uso profissional, com os DJs de casas noturnas, eles continuam na ativa e pelo visto assim ficarão por muito tempo. Cuide bem dele!

speaker

1 Comment on Cuidados Com O Velho Toca-Discos

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


Você é um humano ou robô? *