Meu Primeiro Sistema de Áudio

(Por Alfredo Manhães)

loja

O neófito em áudio que deseja montar um sistema para ouvir música em casa tem hoje à sua disposição  uma variedade considerável de equipamentos e mídias, tanto analógicas quanto digitais. Amplificador, sonofletores, pré-amplificador, CD player, dock station etc. Mas então, por onde começar? Neste artigo são apresentadas algumas premissas a serem observadas para iniciar a montagem de seu  primeiro sistema.

1. Fonte de sinal

A música que você deseja ouvir está gravada em algum formato. Pode ser por meio de uma coleção de discos de vinil, CDs, DVDs, arquivos em computador ou mesmo por serviços de streaming de áudio. É necessário determinar inicialmente qual é a fonte de sinal (ou quais são elas) que você deseja utilizar.

2. Local para reprodução de música

O local onde o sistema será utilizado é de suma importância na escolha dos equipamentos. Ter uma sala específica para áudio é excelente, mas pode ser que você vá ouvir música em seu quarto ou numa sala de tv. Tenha em mente que o resultado das audições será influenciado pelos elementos existentes no ambiente, como cortinas, tapetes, móveis etc, bem como pelo posicionamento dos sonofletores em relação ao ouvinte.

3. Orçamento

O investimento no sistema deve estar dentro de um orçamento pré-definido. Há equipamentos para todos os gostos, de preços módicos até muito altos e o bom senso deve ser imperativo nessa hora. Busque a compatibilidade com coerência pois nem sempre o mais caro é o melhor.

4. Planejamento

Planejar o sistema vai lhe poupar tempo, dinheiro e dores de cabeça. Imagine, por exemplo, que num momento futuro ele terá o acréscimo de uma tv LED para assistir shows que você tem em DVD ou Blu-Ray. Nesse caso uma entrada a mais em seu amplificador ou receiver já pode ser pensada desde agora, mesmo que ainda não seja utilizada. Outro pontos a serem observados no planejamento são os pontos de passagem de cabos, número de tomadas elétricas e o local para posicionamento de equipamentos e armazenamento de mídias.

5. Ouvir antes de comprar

Infelizmente é raro encontrar, nos dias atuais, lojas de equipamentos de áudio com sistemas instalados para se fazer audições como nos anos 70/80. Uma coisa é certa: não há nenhum substituto para seus ouvidos! Faça o possível para ouvir os equipamentos antes de comprá-los. Caso não seja possível, busque referências com outros audiófilos, em websites, fóruns etc.

6. Novo ou vintage

Investir em equipamentos novos ou nos antigos “vintage” é uma questão bastante pessoal. O charme dos vintage é inegável e a qualidade na reprodução de música é garantida por vários fabricantes consagrados. Já os modernos Hi End apresentam mais sobriedade na aparência e características técnicas que lhes conferem alta performance. A combinação do antigo com o novo pode ser uma boa alternativa para quem está começando.

Esse assunto tem vários desdobramentos e será tratado em outros artigos. Até a próxima!

speaker

5 Comments on Meu Primeiro Sistema de Áudio

  1. Boa noite tudo bem, gostaria de uma informação, adquiri essa semana um amplificador Kenwood KA-5500, mas ao ligar para ouvi -lo senti falta de graves, mesmo colocando os graves no máximo ainda assim não soa bem. O que poderia ser, alguma sugestão?

    • Caro Alison, boa noite! O amplificador KA-5500 entrega 55 WRMS em 8 Ohms por canal. É uma potência razoável, mas somente esse dado não permite avaliar a questão dos graves, que você está considerando ausentes. Há diversos fatores que irão influenciar na resposta em baixas frequências, como a eficiência e posicionamento das caixas acústicas, o tamanho e estrutura da sala de audição, tipo de música que ouve, dentre outros. Se for possível dê um retorno com mais informações sobre seu sistema de áudio, como é o espaço de audição, tipo de música que aprecia etc, para que possamos ajudá-lo. Grande abraço.

  2. Olá amigo, preciso de uma grande ajuda sua, se puder, possuo um equipamento Cygnus cito: Pre Amplificador CP 1800, Mixer SAM 800, Equalizador GE 1800, Redutor de Ruídos NR 800, Tuner TU 800 e Amplificador PA 400. Você sabe como fazer as conexões nos painéis traseiros dos mesmos, pois tenho tentado e não estou conseguindo fazer as conexões de todos esses equipamentos, estou tentando ajuda as pessoas que já tiveram os mesmos, porém está muito difícil, se puder me ajudar, fico grato

    Att

    Alex Bossle

    • Caro Alex, bom dia!

      Analisando seus equipamentos, sugiro o seguinte esquema de conexões:

      Etapa 1
      TU800 -> SAM800
      SAM800 -> CP1800
      CP1800 -> PA400

      Etapa 2
      CP1800 -> NR800
      NR800 -> GE1800
      GE1800 -> CP1800

      Desta forma o sinal do tuner irá para o mixer e depois para o pré, chegando ao amplificador.

      Seu pré tem o recurso de EPL que permite montar um circuito fechado de processamento, onde podem ser conectados o redutor de ruído e o equalizador. Se você acionar o botão de EPL ouvirá o sinal passando por esse circuito e assim poderá ajustar o nível de ação do redutor de ruído e a curva de equalização que desejar aplicar. Liberando o EPL, ouvirá o sinal original.

      Vamos à descrição pormenorizada das conexões:

      Etapa 1
      1. Conecte a saída “OUTPUT” do tuner TU800 na entrada “INPUTS – AUX 1” do mixer SAM800.
      2. Conecte a saída “OUTPUTS LINE A” do mixer SAM800 na entrada “SOURCE INPUT AUX” do pre CP1800.
      3. Conecte a saída “OUTPUTS A” do pré CP1800 na entrada “INPUT LINE” do amp PA400.

      Etapa 2
      4. Conecte a saída “EPL OUT” do pre CP1800 na entrada “INPUTS AUX” do redutor NR800.
      5. Conecte a saída “OUTPUTS LINE” do redutor NR800 na entrada “INPUTS LINE” do equalizador GE1800.
      6. Conecte a saída “LINE OUTPUTS A” do equalizador GE1800 na entrada “EPL In” do pré CP1800.

      Não se esqueça de manter o volume em zero antes de ligar tudo. Deixe o PA400 por último e só então acione o seletor das caixas, de forma a proteger os alto-falantes.

      Faça um teste e nos dê retorno, ok? Boa sorte!

      Abraços,
      Alfredo.

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


Você é um humano ou robô? *